quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Natal da Elite, no Amici´s

É HOJEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!!!!!!!!!!!! 23/12 QUARTA FEIRA,O NATAL MAIS LOUCO DE FORTALEZA AS 22 HORAS NO AMICIS!!!!PRESENÇA CONFIRMADA DO EX BBB RAFAEL GALEGO E PRESENÇA MASSIVA DOS MODELOS TOPS DE FORTALEZA, OS TRANSACIONAIS, DJ GUGA DE CASTRO E CACA MALLOY, PIRULITOS PSICODÉLICOS LIBERADOS E MAMÃES NOEL COMO VOCÊ NUNCA VIU!!!!



Party Models!!!Natal da Elite,A festa está sendo promovida pela promoter Marjorie Rocha credenciada pela Villa Elite, com a proposta de unir em uma noite modelos e fashionistas de toda a city de Fortaleza, a festa será comandada pela banda Os Transacionais, http://www.myspace.com/ostransacionais e os Djs Malloy e Guga de Castro, duendes das Mamães noel fazendo malabares de enlouquecer qualquer natal!!!distribuição de pirulitos retrô das mamães e papais noeis nunca vistos antes!!!loucuraaaaa!!!!!!Dia: 23/12/09Local: Sport Bar Amici'sa partir das 22:00R$ 15,00ps.: se você é modelo entre em contato 3268-1698 para por o seu nome na lista VIP!!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Malabarismo aumenta o poder do cérebro, diz estudo

A prática de atividades complexas aumentaria o volume de massa branca no cérebro.
Da BBC
Praticar atividades complexas como o malabarismo pode produzir mudanças significativas na estrutura do cérebro e melhorar seu funcionamento, segundo um estudo publicado na edição desta semana da revista científica "Nature Neuroscience".
Segundo a pesquisa, a atividade aumentaria a massa encefálica branca - sistema de fibras e nervos que atua na transmissão de informações que serão processadas pela massa cinzenta e considerada como o sistema de rede do cérebro.
Os pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, analisaram 24 adultos que não sabiam fazer malabarismo durante um período de seis semanas.
'Isso não significa que todo mundo deva começar a praticar malabarismo. Só escolhemos essa atividade porque é complexa'
Os participantes foram divididos em dois grupos - o primeiro recebeu seis semanas de treinamento de malabarismo e praticaram a atividade 30 minutos por dia. O segundo grupo permaneceu sem a atividade.
Para identificar as possíveis mudanças no cérebro dos adultos, os pesquisadores realizaram exames de ressonância magnética nos participantes no início e no final das seis semanas.
Os resultados indicam que os adultos que praticaram malabarismo apresentaram um aumento de 5% na chamada massa branca. O aumento foi identificado na parte posterior do cérebro chamada de sulco intraparietal, que contém nervos que reagem quando tentamos alcançar objetos incluídos na visão periférica.
Segundo os pesquisadores, o aumento na massa branca está relacionado ao tempo gasto na prática da atividade e não no nível de destreza com os malabares. Isso porque houve variação na habilidade dos 12 adultos que praticaram malabarismo depois das seis semanas.
"Claro, isso não significa que todo mundo deva começar a praticar malabarismo. Só escolhemos essa atividade porque é complexa", disse Heidi Johansen-Berg, que liderou a pesquisa.
Segundo ela, serão necessários mais estudos para identificar o que muda no cérebro quando as pessoas estão aprendendo uma atividade complexa. Além disso, ela afirmou ainda que mais pesquisas serão necessárias para avaliar se os resultados mostram mudanças no formato ou no número de fibras nervosas.
Tratamento
Johansen-Berg afirmou ainda que o estudo tem aplicações clínicas, mas ainda bem distantes. "Saber que os caminhos do cérebro podem ser aprimorados pode ser significativo em longo prazo para novos tratamentos para doenças neurológicas como a esclerose múltipla, quando esses caminhos estão degradados", disse.
Segundo a professora Cathy Price, da Wellcome Trust Centre for Neuroimaging , que trabalha na pesquisa da imagem neurológica, é "animador ver provas de que o treinamento pode mudar as conexões da massa branca".
"Esse resultado complementa outros estudos que mostram alterações na massa cinzenta e incentiva novas pesquisas sobre os mecanismos celulares por trás desses efeitos", afirmou.
Alterações e aumento da massa cinzenta já haviam sido objeto de estudos anteriores, mas uma melhoria da massa branca ainda não havia sido demonstrada.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Produtos

Para você que gosta de malabares, mas ainda não possui o seu, aproveite a oportunidade:

Swing poi (várias cores) - 20,00 promoção de natal
Flag(várias cores) - 30,00
Flower-stick ( madeira ou alumínio) - 25,00
Foot bags/ foot sack (várias cores) - 9,00
Bastão Mágico - 20,00



Bastão Mágico




Foot bag



swing poi


flower-stick



flag
ou deixe comentários solicitando as informações que deseja.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Malabaristas: Luana Dias & Hugo Uchôa


Parte da performance com fogo na festa de comemoração do dia da Consciência Negra, na Barraca Biruta - Fortaleza/CE.


quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Bolinhas

1.Bolinhas de Malabares feitas com balões


Material
Balões nº7
Tesoura
Funil
Garrafa pet (de preferência 600ml)
Painço* (comida de passarinho)

*Pode ser substituído por arroz, farinha, areia fina, mas o melhor é o painço que fica com melhor consistência e volume.

Como fazer:

Você vai pegar a garrafa descartável, colocar o funil e encher com mais ou menos 75g de painço.

Encha um pouquinho o balão, rode a ponta do balão para que o ar não saia. Em seguida, tire o funil da garrafa e coloque a ponta do balão, na garrafa, com cuidado para q o ar não saia. Vire a garrafa para que o painço vá para o balão e o ar para a garrafa. Deixe sua bolinha só com painço, retire todo o ar.

Agora com sua bolinha cheia, corte a ponta do balão, pegue outros balões e coloque sua bolinha dentro dos balões secos, um a um.

Encape sua bolinha com mais ou menos 10 balões, pois isso fará com que sua bolinha dure mais tempo e fique mais seguro que ela não vai estourar.

PRATIQUE MALABARES!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Claves Recicladas

1. Claves de Jornal

Material:

Jornal

Cola

Tesoura

Fita adesiva

Como Fazer:

1º Passo.

Faça dois grupos de 10 folhas duplas. Dobre o jornal para ficar nos tamanhos seguintes. Como na figura a seguir: 



 
Obs:Não precisa ser necessariamente 35cm de largura.

2º Passo.

Corter uma parte e deixa-a com 50cm de altura. Este será o núcleo da clave.



3º Passo.

O outro grupo será cortado em fatias de 2,5cm; 10cm e 25cm como na figura.




Agora com todos os pápeis cortados. Vamos começar a construir a clave!

4º Passo.

Enrole a primeira parte, a que tem 50cm de altura. Fica mais fácil se você enrolar e desenrolar algumas vezes antes da definitiva. Outra dica é enrolar o jornal com uma varetinha fina no meio para a clave ter sustentação por maior tempo.



Depois de enrolado, passe a fita adesiva como na figura acima.

5º Passo.

Agora vamos passar a fita adesiva em cruz nas extremidades do canudo que acabamos de fazer. Passe de um jeito que não deforme o canudo.





Depois de passar em cruz, passe ao redor também. De acordo com o autor*, podemos chamar este acabamento de asterisco. 

6º e 7º Passo.

Vamos pegar a tira de 2,5cm para fazer o tampão (knobs, "regatom"). Basta enrolar em uma das extremidades do núcleo e fazer o acabamentodo do "asterisco".



Devemos fazer dos dois lados do tampão. Como mostra a imagem abaixo. Isso ajuda a definir o formato da clave e conservá-la por mais tempo.



8º Passo.



Agora, enrole a fatia de 25cm deixando a clave igual a imagem acima. Não se esqueça do acabamento "asterisco".

9º Passo.

Então, pegue a fatia de 10cm e enrole por cima desta que acabamos de fazer. É importante que fique bem no meio e tenha o acabamento também.



Já estamos com a clave em seu formato final. Só falta agora dar uma melhorado no visual

10º Passo.



Com fita adesiva colorida e criatividade. Podemos decorar nossa clave da melhor forma.


PRATIQUE MALABARES!!!

*Autor: Imagens e texto original em inglês por Eric Kollenberg. Publicado orginalmente por Mid-Hudson Juggling Club. Inspirado em desenho anterior de Dave Bostock com instruções de Infinite Illusions . Texto em português por Leonardo S. Chiderolli.

domingo, 29 de novembro de 2009

Aulas de MaLaBaReS - GRÁTIS

Pra galera que tá afim de aprender malabares o grupo CIM está todos os domingos no anfiteatro da beira mar, onde realizam um encontro cujo objetivo é ensinar a prática do malabarismo. As aulas são GRÁTIS e para você que já sabe venha trocar suas experiencias, vivências e contribuir para esse movimento crescer mais e mais...

É só chegar que será bem vindo!!

Caso você não tenha malabares, nós disponibilizamos alguns produtos para serem utilizados durante o encontro.

Horário: 19:30 as 21:00 (DOMINGO)








quarta-feira, 25 de novembro de 2009

PRATIQUE MALABARES

O malabarismo como ajuda terapêutica

"É impossível saber que impulso moveu o primeiro malabarista a praticar o Malabares. Mas pode-se saber que, de imediato, foi considerado pelo homem como algo digno de ver. Na antiga pré-história, o homem já havia inventado formas de manejar objetos chamativos e inúteis. Em algumas civilizações , estas habilidades deixaram seu rastro na mitologia e na religião. Há ritos de adivinhações na cultura indígena nos quais uma flecha é manejada pelo Xamã de uma forma complicadíssima, incluindo equilíbrio de diversos tipos antes de lançá-la para ser interpretada.
Mas é muito mais freqüente aparecer tal como conhecemos hoje em dia, como arte/entretenimento e como espetáculo. Na tumba do faraó Beni Hassan (1900 d.C.) aparece a descrição de uma boda em hieróglifos talhados na pedra das paredes. Entre os músicos e o jantar aparece uma série de desenhos de uma malabarista realizando os diversos jogos com seu repertório de bolas. Existem documentos Chineses, Egípcios, Bizantinos, Gregos e Romanos que mostram desenhos com o malabarismo.
No século V, já existia terapia com Malabares para criança epiléptica. A lista de indicações para o malabarismo foi aumentando, atualmente o Malabares é indicado para pessoas com dificuldade de aprendizado, excepcionais, deficientes físicos, alcoólatras e dependentes químicos. Até senilidade, artrites ou problemas causados por acidentes vasculares no cérebro.
Em relação aos alcoólatras, drogados e viciados em medicamentos, resultados mostram que estes pacientes quase sempre têm dificuldades na reação e coordenação motora o que pode acarretar sérios problemas. O malabarismo apresenta uma forma racional e significante de enfrentar esses problemas. A agilidade e a concentração devem ser despertadas no início com fáceis movimentos e exercícios com bolas posteriormente iniciando com o Malabares em si.
Experiências nos EUA mostram bons resultados na terapia de ocupação. Pacientes com alguma forma de paralisia reativam o lado saudável e o desenvolve. Pessoas com ferimentos cerebrais conseguiram excelentes resultados com o Malabares cruzado (exercício do malabarismo).
O malabarismo ajuda a ativar os dois lados do cérebro (o criativo e o racional)Os iniciantes usam mais o lado esquerdo, a parte analítica do cérebro. Estes seguem os movimentos das bolas com os olhos com total concentração. Os experientes com o Malabares usam o lado direito, que é o lado criativo do cérebro (as pessoas canhotas o oposto).
No inicio da terapia é importante concentrar no movimento de jogar e agarrar. No inicio, a meta é treinar os olhos observando os vôos dos objetos. Quanto mais devagar o objeto voa (por exemplo toalhas, lenços...) mais fácil é agarrá-lo, na imaginação também O cérebro comunica o trajeto do objeto, a sua posição e a sua velocidade. De modo que o cérebro se prepara para comandar os braços e as mãos no momento exato de agarrar os objetos. Com o tempo, os movimentos serão aprimorados, ganhando maior noção de tempo, espaço e velocidade. As reações motoras tornam-se mais rápidas, os músculos dos olhos são exercitados e os movimentos das mãos ficam mais seguros. Isto também é muito bom para crianças estrábicas e as que trocam letras ou que tem dificuldades com a leitura. Pessoas canhotas que foram reeducadas para escrever com a mão direita fazem confusões e apresentam dificuldades na escrita.
O malabarismo é uma escola para aprender a "ver", a "observar" e a "olhar". Sempre começando com exercícios mais leves aos poucos aumentando o grau de dificuldade."


(Kascade, Therapeutishe möglichkeiten) - Revista Alemã
(Tradução de Martha Caetano)

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Malabarismo

O que é o malabarismo? Para que serve a prática do malabares?
O malabarismo é uma das mais tradicionais artes circenses. São vários os tipos de malabares, claves, bolas, aros, contato, flower-stick, devil stick, staff, swing poi, lenços, fitas, box.
O malabarismo consiste em manipular objetos com destreza e de forma coordenada. São várias as formas de malabarismo, mas geralmente consiste em manter objetos no ar seqüenciando manobras.
Com a prática dos malabares desenvolvemos habilidades em ambos os braços e mãos, além de melhorar a coordenação motora, reflexo, noções de ritmo, concentração, respiração, equilíbrio, entre outras técnicas, que de forma lúdica, podemos trabalhar diversas partes de nosso organismo.

ORIGEM

A origem dos malabares é antiga e um tanto misteriosa. Na antiguidade há registros de civilizações que haviam inventado formas de manejar objetos chamativos e deixaram seu rastro na mitologia e na religião.
Para muitas civilizações, se tratava de um jogo ou uma demonstração de habilidades de malabaristas, para outras como um estranho ritual religioso. O executante era um iniciado a xamã, uma pessoa, um malabarista, que pretendia ter uma relação com os deuses.



Os primeiros relatos de registro histórico de malabaristas e referências físicas desse registro provem de uma inscrição, no Antigo Egipto, cerca de 4000 a.c., no túmulo do Faraó Beni-Hassan que representavam figuras lançando objetos ao ar, realizando o que alguns historiadores interpretaram como rituais,com a utilização de malabarismo.


Na Grécia antiga também podemos encontrar alguns escritos de homens com habilidades diferenciadas como malabaristas, equilibristas e homens com habilidades extraordinárias do malabarismo no geral, nos séculos IV e V a.c, surgiram malabaristas pintados em vasos ou esculpidos em cerâmica.

Mas foi com o Império Romano que o malabarismo foi conquistando espaço. Tornou-se uma forma de recreação, com malabaristas a animar feiras e os famosos espetáculos nas arenas. Além disso, era também divulgado através de esculturas, desenhos e mosaicos. Mas com declínio do Império, o malabarismo vem igualmente a cair.


Na China, na dinastia Chang (ou Ying) (1766-1112 a.C.), se acredita que teve a origem do famoso yo-yo chinês, ou para os malabaristas ocidentais, o diabolo.

sábado, 14 de novembro de 2009

Histórico




Inicialmente uma simples brincadeira de aparar o que se jogava para o ar. Mais na frente o domínio ambidestro dos mesmos objetos. Por último a integração coletiva em um mesmo espetáculo. Cada qual com suas próprias habilidades e malabares. Todos vieram de experiências individuais com os malabares e que aos poucos se fundiu em um único e mesmo propósito: alegrar-se alegrando.
O grupo é composto em sua grande maioria por alunos, formandos e formados, do Centro de Humanidades da UECE e de outras universidades de Fortaleza. O grupo foi aos poucos tomando corpo e consolidando-se em função das artes malabarísticas e cênicas. Com tudo isso veio a inspiração para o nome Companhia Itinerante de Malabares ou simplesmente CIM.

Desde então, a CIM elabora e executa projetos voltados para a educação artística promovendo oficinas de malabares em escolas públicas e privadas, centros culturais, centros comunitários e espaços particulares. Também desenvolve apresentações artísticas com a finalidade de manifestar o malabarismo como poderoso meio de sociabilidade, de trabalho em grupo e de consciência corporal aliando-se a outros projetos de mesma natureza.
Esperamos contribuir, de forma positiva, para a divulgação não só dos malabares, mas das artes circenses de forma geral, assim como a dança e artes cênicas.


Um abraço a todos!!!


CIM